sábado, 29 de novembro de 2008

Notícia d'A União 29/11/2008


«Junto à matriz da Praia da Vitória vai abrir um café/bar com uma imagem bem própria e fora do comum. De nome o Irlandês, este novo espaço pretende trazer um pouco das maravilhas daquela ilha britânica, criando uma imagem de ‘pub’ acolhedor e familiar. Fora de comum: o facto de serem terceirenses de gema os proprietários.
Dário Mendonça e Nuno Pamplona vão abrir “O Irlandês”, um novo café/bar na Praia da Vitória, junto à matriz. Apesar de serem naturais da Terceira, acreditam na boa adesão das pessoas a um espaço com origens numa outra cultura, ainda mais sendo um conceito baseado nas influências dos tradicionais bares britânicos. “Este tipo de Irish pub tem muito sucesso em cidades pequenas como as nossas, ganhando cada vez mais clientes pela forma alegre e pelo ambiente acolhedor que se gera em torno”, refere Dário Mendonça.
O crescente interesse por produtos típicos da Irlanda e, sobretudo, pela presença americana na Praia da Vitória leva a que os jovens tenham altas expectativas, embora saibam perfeitamente os caminhos que querem seguir. “A cultura da cerveja e do café são muito bem aceites não só pelos portugueses, mas pela comunidade americana residente na ilha. Por tudo isso só podemos estar confiantes, no entanto estamos preparados para enfrentar as dificuldades com muito trabalho e profissionalismo, o nosso compromisso é criar um conceito e manter esse conceito ao longo do tempo, sem nos deixarmos levar pelas culturas de massas que por vezes alteram os planos dos empresários da noite”, frisam.

Funcional e versátil

O Irlandês pretende ser um espaço funcional e voltado para a vida da cidade, querendo gerar movimento nas várias fase do dia e noite. “Queremos ser uma opção viável às pessoas da Ilha e por isso preparamos para fazer frente às necessidades das gentes locais. Vamos abrir pela manhã para ser uma opção para o pequeno-almoço, vamos ter prato do dia para quem trabalha e come na cidade, vamos ter refeições ligeiras para quem quiser comer algo fora de horas”, destacam.
O ambiente é ao tanto quanto possível uma recriação de um pub irlandês. Bases de copos de cervejas nas paredes, fotografias da verde Irlanda, música tradicional celta ou de grupos rock britânico, televisor para ver futebol ou râguebi e, como não podia deixar de ser, muita cerveja, com destaque à famosíssima Guiness.
Hoje, para a inauguração, Dário Mendonça e Nuno Pamplona vão abrir às 16 horas e oferecer uma bebida e uns aperitivos aos novos clientes. No sábado o funcionamento será normal, abre às 8 da manhã e encerra às 2, tal como nas sextas-feiras, e de segunda a quinta, fecha portas mais cedo, à meia-noite. O dia de folga é ao Domingo.

Os prazeres da Irlanda aqui tão perto

Inspirado nos famosos pubs do país dos duendes, onde a música tradicional e a cerveja preta são presença obrigatória, O Irlandês oferece-lhe um ambiente descontraído e familiar, sem esquecer a simpatia e o profissionalismo.
A nossa imagem, o trevo Shamrock (que significa planta jovem de três folhas, na antiga língua gaélica), é um símbolo não oficial da Irlanda. É, junto com a cor verde e a figura do gnomo ‘Leprechaun’, a representação da cultura da ilha. A sua exaltação é visível nas celebrações do ‘St. Patrick’s Day’, o dia nacional da Irlanda, que se assinala a 17 de Março.
São Patrício, que promoveu o Cristianismo na ilha, é o padroeiro da Irlanda. Diz-se que expulsou as cobras de todas as partes do território. O trevo de três folhas é um símbolo do país porque conta-se que São Patrício o utilizou para explicar a Santíssima Trindade. O verde é também a cor mais associada à Irlanda e está presente na bandeira nacional, representando os cristãos irlandeses.»
Fernando Pereira

1 comentário:

Unknown disse...

quando for à terceira vai ser para mim uma visita obrigatoria,já consta no meu roteiro de sitios a visitar. desejos de muito sucesso para estes jovens empresarios. manuel cunha